quarta-feira, 3 de março de 2010

Cinema e os anos 80

A lista é grande, imensos os filmes que fizeram furor no grande ecrã do cinema. Nessa altura ir ao cinema era uma festa, um divertimento...inconcebível não combinar com os amigos uma ida ao cinema no fim de semana. Os primeiros filmes que vi foram no já inexistentes Cine Vitória e no antigo Teatro Micaelense..... Suspirei pelo Maverick, a acelerar na sua moto, ao som dos Berlin com"Take my breath away" em "Top Gun"; delirei com Harrison Ford no magnífico "Blade Runner" e a sua fantástica Banda Sonora; quis ser arqueóloga depois de ver o primeiro filme da saga "Indiana Jones" ( Indiana Jones e a Arca da Aliança) e perguntava-me a razão de não haver professores como o Indy, na minha escola.....; também foi na década de 80 que começou outra saga, "Star Wars" e onde fomos apresentados a uma frase célebre "May the Force be with you"; vimos os horrores da guerra no magnífico "Platoon"e ficamos a conhecer melhor quem foi essa personagem histórica fantástica que é "Gandhi" e foi nessa altura que conheci aquele que seria um dos meus directores de eleição, David Lynch com o inesquecível "Blue Velvet". E tantos outros filmes como "Ghostbusters", " Ferris Buellers' Day off", a linda estória de amor de "LadyHawke" e tantos outros. Mas deixei para o fim, os dois filmes que mais marcaram-me nessa década e que ainda hoje vejo como se fosse a primeira vez........



Dennis... amar deve ser assim, querer, ter, aproveitar todos os momentos que a vida nos dá, mas não prender.....a liberdade é sempre preservada!

E o outro....


"Think, McFly,think!" :-)

2 comentários:

  1. Tenho de concordar contigo neste teu breve levantamento de "filmes das nossas vidas", nomeadamente no destaque que dás a "África Minha". Quando ao teu comentário sobre a liberdade do (no) amor, não sei se concordo contigo totalmente. Não sei que liberdade se pode ter quando se é "prisioneiro por vontade". Eh!Eh! Isto fez-me lembrar algumas das nossas reflexões sobre estes assuntos complicados... Lembras-te do que disse sobre o Finch Hatton (Robert Redford) e a sua "mania da liberdade"?

    ResponderEliminar
  2. Sim, muitas conversas tivemos sobre esse assunto.... A nossa visão/opinião sobre o amor sempre foi diferente. Eu não sei amar sem liberdade... Tu... :-) Claro que sim!! Cmo podia esquecer a tua famosa frase??? Claro que não posso aqui escrever mas não está esquecida ahahahahahah

    ResponderEliminar