sábado, 6 de março de 2010

Estrela da tarde....


" Era a tarde mais longa de todas as tardes que me acontecia, e esperava por ti, tu não vinhas, tardavas e eu entardecia; era tarde, tão tarde, que a boca tardando-lhe o beijo morria. Quando à boca de novo surgiste na tarde qual rosa tardia. Quando nos olhamos , tardamos no beijo que a boca pedia e na tarde ficamos unidos, ardendo na luz que morria em nós dois nessa tarde em que tanto tardaste, o sol amanhecia; era tarde demais para haver outra noite, para haver outro dia.
Meu amor, meu amor
Minha estrela da tarde
Que o luar te amanheça
e o meu corpo te guarde.
Meu amor, meu amor
eu não tenho a certeza
se tu és a alegria
ou se tu és a tristeza.
Meu amor, meu amor,
Eu não tenho a certeza!
Foi a noite mais bela de todas as noites, que me adormecera, dos nocturnos silêncios que á noite de aromas e beijos se encheram. Foi a noite em que os nossos dois corpos cansados não adormeceram e da estrada mais linda da noite uma festa de fogo fizeram. Foram noites e noites que numa só noite nos aconteceram, era o dia da noite de todas as noites que nos precederam; era a noite mais clara daquelas que à noite se deram e entre os braços da noite, de tanto se amarem, vivendo, morreram.
Meu amor, meu amor
Minha estrela da tarde
Que o luar te amanheça
e o meu corpo te guarde.
Meu amor, meu amor
eu não tenho a certeza
se tu és a alegria
ou se tu és a tristeza.
Meu amor, meu amor,
Eu não tenho a certeza!
Eu não sei meu amor, se o que te digo é ternura, se é riso, se é pranto. É por ti que adormeço e acordo, e acordado recordo no canto essa tarde em que tarde surgiste dum triste e profundo recando; essa noite em que cedo nasceste despida de mágoa e de espanto. Meu amor, nunca é tarde nem cedo para quem se quer tanto! "

Ary dos Santos

3 comentários:

  1. Oi! Só agora soube que tinhas um blogue! Já pus em dia os teus posts! Achei interessantes os dos anos 80! Ontem revi, no canal Hollywood, FOOTLOOSE!Credo! Nem me lembrava que a Sarah Jessica Parker lá entrava! No outro dia, revi UM PRÍNCIPE EM NOVA IORQUE, lembras-te? Não é que o Samuel L. Jackson aparece lá numa cena? Nem me lembrava também! Enfim, os anos 80 estão em força realmente!
    Olha, quanto ao teu post de hoje, achei muito interessante, porque conheço o texto cantado (não sei se pelo Fernando Tordo, pelo Paulo de Carvalho ou se por outro, não me lembro, mas nunca o tinha lido nem sabia de quem era. Uma letra linda, como não podia deixar de ser.
    Parabéns pelo blogue!
    Bjs!

    ResponderEliminar
  2. E cá estamos nós, as 3 mosqueteiras reunidas!!! :-) Ana, obrigada! Sem dúvida que os anos 80 foram fantásticos! Quanto ao poema.... lindo, sem dúvida e o poema chama-e Estrela da tarde e foi Cantado por Carlos do Carmo!!! :-)

    ResponderEliminar